Os estudantes da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) após a assembleia geral realizada na manhã desta segunda-feira (5), na Tenda Cultural do campus A.C. Simões, no Tabuleiro, decidiram ocupar o prédio da Reitoria até conseguirem uma audiência com reitora, Ana Dayse Dórea. Ela que, segundo informações de sua assessoria, está cumprindo agenda externa no município de Delmiro Gouveia.
A assembleia geral foi marcada cinco dias depois do anúncio da greve dos docentes, deflagrada no dia 31 do mês passado, e que recebeu o apoio de Centros e Diretórios Acadêmicos, além do apoio do Diretório Central dos Estudantes (DCE). Na assembleia estudantil desta segunda, os universitários esclareceram dúvidas da paralisação dos docentes e definiram que o movimento iria também elaborar um documento com pautas de reivindicações para serem entregues à gestão da UFAL.
Após o final da assembleia, os estudantes dirigiram-se ao prédio da Reitoria e lá estão ocupados até que a reitora, Ana Dayse Dórea receba-os em uma audiência junto ao Ministério Público Federal (MPF). Essa reunião ficou marcada para esta terça-feira (6), às 15h no prédio da Reitoria. Até lá, a ocupação permanece. O documento, escrito por mais de 500 estudantes deverá ser entregue à reitora.
Organizados por meio de suas entidades estudantis, os universitários vêm realizando manifestações nas universidades brasileiras ao longo dessas últimas três semanas. Estudantes da Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal de Sergipe (UFS), entre outras, já realizaram ocupações de suas reitorias como forma de exigir melhorias na qualidade de ensino, de estruturação das salas de aula e laboratórios, contratação e valorização de professores, a exemplo do que acontece hoje na mobilização dos estudantes da UFAL.
Fonte: Primeira Edição

Nenhum comentário:
Postar um comentário