sexta-feira, 16 de setembro de 2011

CNG orienta construção de saída unificada da greve



Após 110 dias de greve, O Comando Nacional de Greve da FASUBRA Sindical decidiu, em reunião realizada nesta quinta-feira (15), decidiu pela construção de saída unificada da greve. A decisão ocorreu após uma tarde e noite de debates sobre a conjuntura nacional, informes da greve nos estados, e análise das negociações sobre a greve. Por 57 votos a favor e 16 contra, foi aprovada a proposta de buscar o fim da greve na segunda-feira 26 de setembro. A decisão agora será submetida às bases. Acompanhe a seguir o relatório da Diretoria Nacional sobre a reunião do CNG.
A Luta continua  contra a PL 1749/2011 – EBSERH – MAIS UMA VITÓRIA NA COMISSÃO ESPECIAL

As últimas semanas foram intensas e positivas no tocante as atividades desenvolvidas pelo CNG na luta contra a aprovação do PL 1749/2011 - EBSERH, que possibilitou barrar esse Projeto na Comissão Especial, no transcorrer de duas sessões, realizadas nos dias 13 e 14 de setembro/2011.

A luta contra a desvinculação dos HU´s  das Universidades e sua consequente abertura para privatização é antiga e hoje enfrenta mais um desafio, com a posição do governo em votar o PL 1749/2011 no Plenário da Câmara no dia 19 de setembro de 2011.
A FASUBRA mais uma vez irá buscar apoio de outros setores da universidade, envolvendo alunos, professores e usuários da sociedade civil nesta luta contra a concepção de uma visão minimalista de gestão de espaços públicos. 
A atuação das entidades de base nesses dias que antecede a provável votação do PL 1749/2011, no Congresso Nacional é fundamental e para tanto se faz necessário a pressão junto aos parlamentares em cada estado, buscando contato nesse final de semana, com todos os parlamentares, independente de partido político e abordando-os em sua saída para Brasília, o que deve se dar na segunda e terça feira  aeroportos  dando ênfase nas ações nos próprios Hospitais Universitários.
Diante disso delibera:
01.   20/09/2011 – orientar participação das entidades próximas de BSB (Uberlândia, Uberaba, Goiânia e BSB), no dia 20 de setembro de 2011 – durante a discussão do PL 1749 no Plenário do CN. – o custo de transporte será do CNG FASUBRA.
02.   20/09/2011 – Atos nas Universidades (HU´s e Reitorias) – com atividades conjuntas com a participação dos estudantes (graduação e residentes), professores e sociedade (usuários dos HU´s), na luta contra a EBSERH.
ü  Buscar envolver as famílias nesses atos.
03.   Pressionar as reitorias e os Conselhos Superiores para se manifestarem formalmente  contra a EBSERH.
04.   Agenda reunião com ANDIFES –  para discutir a questão da Lei 1749/2011, informando aos Reitores que a FASUBRA vai orientar enfrentamento direto no interior das Universidades favoráveis a opção de entregar a gestão dos HU´s  para a EBSERH (caso o PL 1749 seja aprovado).
05.   Encaminhar documento para o Conselho Federal de Medicina e Associação de Médicos Residentes, propondo a construção de documento conjunto para ser panfletado no Congresso Nacional. 
06.   As entidades de base deverão contatar os parlamentares nos estados (aeroportos, residências) na 6ª feira (16/09) e na 2ª feira (19/09), exigindo seu posicionamento contra a EBSERH.
07.   Campanha de Mídia sobre a EBSERH – dar encaminhamento no dia 16 de setembro de 2011.
08.   Dar nos Boletins das entidades, campanha de exposição dos parlamentares que votaram a favor do PL 1749/2011.
09.   Dar ampla divulgação as resoluções contrárias a EBSERH aprovadas nos CONSUNI (Conselhos Superiores das Universidades).
Diante disso delibera:
01.   20/09/2011 – orientar a participação das entidades do entorno de BSB (Goiânia e BSB), no dia 19 de setembro de 2011 – durante a discussão do PL 1749 no Plenário do CN.
02.   20/09/2011 – Atos nas Universidades (HU´s e Reitorias) – com atividades conjuntas com a participação dos estudantes (graduação e residentes), professores e sociedade (usuários dos HU´s), na luta contra a EBSERH.
Buscar envolver as famílias nesses atos.
03.   Pressionar as reitorias e os Conselhos Superiores para se manifestarem formalmente contra a EBSERH.
04.   Agenda reunião com ANDIFES –  para discutir a questão da Lei 1749/2011, informando aos Reitores que a FASUBRA vai orientar  enfrentamento direto no interior das Universidades  para impedir a opção de entregar a gestão dos HU´s  para a EBSERH (caso o PL 1749 seja aprovado).
05.   Encaminhar documento para o Conselho Federal de Medicina e Associação de Médicos Residentes, propondo a construção de documento conjunto para ser panfletado no Congresso Nacional.
06.   As entidades de base deverão contatar os parlamentares nos estados (aeroportos, residências) na 6ª feira (16/09) e na 2ª feira (19/09), exigindo seu posicionamento contra a EBSERH.
07.   Campanha de Mídia sobre a EBSERH – dar encaminhamento no dia 16 de setembro de 2011.
08.   Dar destaque nos Boletins das entidades para a campanha de exposição dos parlamentares que votaram a favor do PL 1749/2011.
09.   Dar ampla divulgação às resoluções contrárias a EBSERH aprovadas nos CONSUNI (Conselhos Superiores das Universidades). 
Construção de saída unificada da greve
Após avaliação dos informes enviados pela base, em resposta as questões levantadas pelo CNG- no IG-05 set/2011, considerando que um número significativo de entidades de base encontram dificuldades na mobilização e manutenção da Greve, além do fato de duas Universidades já terem saído da Greve; e indicativo de outras entidades de saída na próxima semana, o CNG entendeu a  importância de um esforço coletivo na perspectiva da construção da saída unificada da Greve, visando dar continuidade a luta em outro patamar do movimento, bem como manter a unidade na diversidade dos encaminhamentos de luta da Federação.
O CNG indica às entidades de base que se esforcem em cumprir com as resoluções apresentadas pelo CNG, na luta contra a EBSERH, considerando que o PL-1749 está pautado no Plenário do Congresso Nacional, para o dia 20 de setembro de 2011.
Diante disso, o CNG se limitou a fazer essa análise do “fôlego” da Greve apresentada pelos CLG´s, sem adiantar avaliação da Greve, que poderá ser feita a partir dos pontos consensuais após o recebimento das resoluções das Assembleias de Base, que serão realizadas nos dias 21/09 - 4ª feira e 22/09 - 5ª feira, na reunião do CNG no dia 23/09 – 6ª feira.
Após debate foram apresentadas duas propostas quanto ao encaminhamento do movimento grevista.
01.   Construção do dia 26 de setembro para saída unificada da Greve – 57 votos
02.   Manter a Greve por tempo indeterminado – 16 votos
03.   Abstenções – 06 votos
Fonte: FASUBRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário