Depois de pelo menos 110 dias de paralisação, terminou nesta segunda-feira (26) a greve dos trabalhadores técnico-administrativos da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). A decisão foi tomada após assembleia realizada na sede do Sindicato dos Trabalhadores da UFES (Sintufes), no campus de Goiabeiras, em Vitória.
A greve dos servidores, que teve início no dia 6 de junho, provocou a interrupção de vários serviços oferecidos pela universidade, como o fornecimento de refeições no Restaurante Universitário (RU), além de retirada de livros na biblioteca, que ficou fechada.
"A partir de agora, todos os serviços que estavam paralisados ou funcionando parcialmente serão reestabelecidos", garantiu o coordenador geral do Sintufes José Magesk.
O fim da paralisação segue a orientação da Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Instituições Públicas Brasileiras (FASUBRA), que apontou o dia 26 de setembro como data para saída unificada da greve, seguida por cerca de 40 universidades federais.
As negociações com o Governo Federal continuam e entre as reivindicações do grupo estão, a garantia de recursos para aprimorar o ensino, aumento do piso salarial e auxílio-alimentação. Um calendário de mobilizações será seguido pelos trabalhadores.
O que volta a funcionar
· Restaurante Universitário (RU);
· Marcação de consultas que estavam suspensas no Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes (Hucam);
· Pró-reitoria de Graduação (Prograd), que até então só funcionava em meio expediente;
· Biblioteca universitária;
· Atendimento nos laboratórios da Ufes e demais setores atingidos pela paralisação.
Fonte: gazeta Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário