quinta-feira, 29 de setembro de 2011

UFAL - A greve continua

Em uma grande assembleia realizada hoje no hall da reitoria, os servidores da Universidade Federal de Alagoas decidiram, por maioria esmagadora dos presentes, a manutenção da greve até sexta-feira (07/10).
Foi um momento de grandes debates em torno da greve, onde muitos dos que se utilizaram da palavra puderam apresentar os erros e os acertos da categoria no movimento paredista, mas todos foram unânimes em dizer que era chegada a hora de pôr um fim a greve. Muitos foram os argumentos apresentados, mas nenhum deles foi suficiente para impedir que a greve continuasse até a próxima semana.
A servidora do HUPAA Nadja que abandonou o CLG e retornou ao trabalho, disse em seu discurso que não acreditava mais na luta que vinha sendo travada desde o dia 6 de junho, por entender que a FASUBRA tinha encerrado a greve nacional no dia 23 de setembro e por causa disso o SINTUFAL tinha por obrigação acompanhar essa decisão. O servidor Roberto Marinho, também lotado no hospital universitário, rebateu a fala da colega e disse: "O sindicato tem autonomia e independe da federação para continuar a ou não em greve, pois a decisão é tomada, soberanamente em assembleia".
Os debates foram intensos, até mesmo servidores que estiveram ausentes do movimento, deram o ar graça na assembléia e tentaram desqualificar o trabalho desenvolvido pelo Comando Local de Greve. “Essas pessoas não têm moral para questionar a conduta adotada por este comando”. Disse a dirigente do sindicato Risonilda Costa, a este blogueiro.
Dentre os mortos e feridos no debate, foram encaminhadas a mesa algumas proposta que foram apresentadas ao pleno.
1.   Continuação da greve - Moysés;
2.   Fim imediato da greve - Nadja;
3.   Fim da greve para o dia 15 de outubro - Moysés;
4.   Fim da greve para o dia 7 de outubro - Davi.
A proposta 1 e 3 colocada por Moysés, ele retirou a primeira e a terceira, consensuou com a proposta de Davi, restando apenas duas, a 2 e 4 que foram para votação. Por 49 a 17 e 1 abstenção, venceu a proposta quatro - Fim da greve para o dia 7 de outubro.  
Também foi votada a proposta de retirada do acampamento do hall da reitoria, proposta essa que foi aprovada por unamimidade. No final da assembleia, os acampantes retiraram todas as barracas.
Com essa decisão tomada pela categoria, fica determinado o retorno dos servidores grevistas as suas atividades na segunda-feira dia 10 de outubro.
  
  
 
  
  
    
  


Nenhum comentário:

Postar um comentário