Representantes da Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades Brasileiras (Fasubra Sindical) e do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe) estiveram presentes na reunião do Setor das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) do ANDES-SN, realizada em Brasília, nos dias 6 e 7 de agosto. O encontro do Setor das Ifes contou com a participação de 41 professores, representando 31 seções sindicais.
Os diretores do Sinasefe, Roni Rodrigues da Silva e Irany Balbino, relataram aos presentes a situação do movimento dos servidores da educação da rede federal, em greve desde o dia 1º de agosto. Até o momento, a paralisação conta com a adesão de 30 seções sindicais do Sinasefe, em 16 estados. Ao todo, são 89 campi com as atividades suspensas.
Moções
O Setor das Ifes aprovou, durante o encontro, uma moção de apoio à greve da Sinasefe. Deliberou ainda por uma moção de repúdio à violência praticada pelo governo contra a greve da Fasubra.
No documento, os representantes das 31 seções sindicais do ANDES-SN repudiam veementemente a iniciativa do governo federal de reprimir judicialmente o movimento grevista dos técnicos administrativos das universidades, organizados na Fasubra.
Os docentes consideram esta atitude uma violência intolerável, contra um movimento social legítimo e democrático, que tem ampla participação de base, amparado constitucionalmente, desencadeado em conseqüência da intransigência dos interlocutores governamentais que se negam a estabelecer negociações efetivas em torno de uma pauta justa apresentada pela categoria.
Fonte: ANDES-SN
Nenhum comentário:
Postar um comentário