
Dados do Ministério do Planejamento revelam que 119.789 servidores da União penduraram as chuteiras de 2000 a 2011. Para se ter ideia de quantos se aposentam anualmente, no ano passado 13.722 deixaram os cargos.
A área que vai oferecer mais concursos públicos novos será a de Educação, destaca o Planejamento. O motivo é o empenho do governo federal em aumentar o número de vagas nas universidades e escolas técnicas do País. A Previdência Social também terá necessidade de contratar funcionários, para atender à demanda com a ampliação do número de agências.
Rafael Fernandez, professor do Mestre dos Concursos, afirma que candidatos interessados nessa área devem manter o foco, pois os concursos federais estão retornando gradativamente. “O efeito é de avalanche, ou seja, com muitas vagas”, diz Fernandez.
O especialista recomenda que, antes da publicação do edital, o estudo seja baseado na prova da seleção anterior. “É importante considerar todas as disciplinas e conteúdos previstos”, destaca.
Outra questão que deve ser bem avaliada, segundo Fernandez, é a escolha da repartição. “Antes de decidir que direção tomar, é preciso observar que atividade lhe trará satisfação e motivação profissional”, alerta.
Priorizar matérias específicas do concurso é mais uma forma de alcançar o sucesso. Mas disciplinas comuns a várias seleções também merecem atenção, como Direito Constitucional e Português.
NOVOS CONCURSOS JÁ PREVISTOS
POLÍCIA FEDERAL
A expectativa é que sejam autorizadas, em breve, 1.024 vagas em cargos policiais. Desses, 396 serão para agentes, 362 para escrivão, 150 para delegado e 116 para papiloscopista. Para delegado, é preciso ter formação em Direito.Para os outros, Ensino Médio.
RECEITA FEDERAL
O órgão pretende contratar 2.500 servidores de Nível Médio, no cargo de assistente técnico-administrativo. O salário é de R$ 3.203,97.
INSS
O Instituto Nacional do Seguro Social conseguiu autorização para realizar concurso. Serão 2.500 vagas (duas mil para técnico previdenciário e 500 para perito médico). O edital sai até o fim de setembro.
Fonte: O Dia
Nenhum comentário:
Postar um comentário