A CUT- Central Única dos Trabalhadores em Alagoas, realizou sua 13ª Plenária Estadual, que aconteceu nos dias 19 e 20 de agosto, no centro social da Fetag, no bairro de mangabeiras.
A plenária estadual que teve como tema: “Liberdade e Autonomia, por uma nova estrutura sindical”. Teve como foco a atuação sindical na responsabilidade de garantir uma atualização do projeto político-organizativo, seja nos sindicatos de base, como nas federações, confederações e na CUT Nacional e CUT estaduais, para potencializar fazendo com que a Central Única dos Trabalhadores seja protagonista dos desejos e aspirações da classe trabalhadora brasileira.
“...a defesa da liberdade e da autonomia sindical e seus desdobramentos em iniciativas concretas para consolidar sindicatos livres, independentes, autônomos e democráticos, organizados desde o local de trabalho até os níveis nacionais; é o principal desafio da CUT no próximo período frente à legalização das Centrais Sindicais e ao quadro de acirramento da disputa com outros projetos sindicais” (10º CONCUT).
A plenária contou com a participação do Moysés, Risonilda e Roberto Marinho, que defenderam a retirada dos PLs 549/2009 e 1749/2011, por entender que esses projetos ferem a dignidade da categoria quando sugere o congelamento, por dez anos, dos salários e tira das universidades a autonomia, entregando a iniciativa privada o futuro dos hospitais universitários, causando um desmonte nessas unidades que ao longo desses anos vem sendo sucateado por gestores que não têm compromisso a população.
O evento contou com mais de 180 delegados representantes dos diversos sindicatos que compõe a CUT-AL.
Nenhum comentário:
Postar um comentário