O impasse envolvendo a Greve dos Técnicos-Administrativos em Educação da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) pode ter um final a qualquer momento. Enquanto a Universidade informa a realização das matrículas até quarta-feira (31) - o que enfrentou problemas, visto que estudantes relataram não estar podendo acessar o sistema - o Comando de Greve enviou proposta de calendário à Reitoria, para dar uma solução a este problema.
No documento enviado pelos grevistas, os Técnicos propõem a liberação das matrículas via web e do pessoal de secretaria acadêmica para auxiliar exclusivamente na regularização acadêmica de todos os alunos, mediante carta aberta da Reitoria exigindo a retirada da Unipampa como parte requerente da ação movida no Supremo Tribunal de Justiça, ao que se refere à volta ao trabalho.
Eles pedem ainda uma reunião entre a Administração da Unipampa e o Comando de Greve, para discutir os outros pontos. Pelo novo calendário, as matrículas aconteceriam de 3 a 5 de setembro, via internet, e o processamento das matrículas de 6 de setembro. O início do segundo semestre letivo ocorreria em 12 de setembro, de acordo com a proposta.
Dentro deste impasse, a Unipampa informou que o Portal do Aluno teria sido atacado por hackers, o que gerou mais apreensão ainda. O Comando de Greve enviou nota informando que jamais foi intenção dos grevistas cometerem este "tipo de ato desrespeitoso e vândalo", onde informaram a reprovação a esta ação que aconteceu.
Por outro lado, a Unipampa informou que as matrículas podem ser feitas online até quarta-feira no Portal do Aluno, o que não estaria ocorrendo. Para tentar sanar o impasse, o Governo Federal anunciou que concretizou negociações para a reestruturação das carreiras dos servidores do Ensino Superior.
Independente das polêmicas, alunos e técnicos esperam resolver o impasse para permitir o retorno às aulas, assim como às comunidades que abrigam os Campus da Unipampa.
Fonte: Paper Blog
Nenhum comentário:
Postar um comentário