Assumindo a suplência da Comissão de Educação e Cultura, o deputado Nilson Leitão (PSDB/MT) apresenta requerimento que solicita Audiência Pública para debater a atual greve das universidades federais.
O requerimento solicita que seja realizada audiência para prestar esclarecimentos acerca da reestruturação da carreira docente e dos servidores técnicos administrativos das instituições federais de ensino.
O Brasil possui atualmente 59 universidades federais estando 56 das instituições em greve de professores há mais de um mês. Segundo Nilson Leitão o atual ministro da educação, Aloizio Mercadante, tem um histórico com a educação do país e deve dar a devida atenção para agilizar as negociações, finalizando assim a paralisação.
“O atual ministro da educação foi líder estudantil e depois de formado e já professor, vice-presidente da Associação Nacional dos Docentes do Ensino Superior. Ignorar a luta por melhores condições de trabalho é renegar ao passado e tudo aquilo que disse acreditar. Vamos usar a força da Câmara para pressionar o Governo a abrir uma negociação que possa contemplar a categoria e pôr fim à greve”, disse Leitão.
Para participar do debate serão convidados o ministro da educação, Aloizio Mercadante; a Ministra do Planejamento, Miriam Belchior; o Reitor da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e Presidente da Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES), João Luiz Martins; e a Reitora da Universidade Federal de Mato Grosso, Maria Lúcia Cavalli Neder.
A categoria dos docentes pleiteia carreira única com incorporação das gratificações em 13 níveis remuneratórios, variação de 5% entre níveis a partir do piso para regime de 20 horas correspondente ao salário mínimo do Dieese (atualmente calculado em R$ 2.329,35), e percentuais de acréscimo relativos à titulação e ao regime de trabalho.
Fonte: 24 Horas News

Nenhum comentário:
Postar um comentário