sexta-feira, 27 de julho de 2012

MACEIÓ - Marcha histórica em defesa da educação


Os servidores e estudantes da UFAL, IFAL e servidores do IBGE marcharam juntos pelas principais ruas do centro de Maceió denunciando o descaso do governo com a educação.
O evento foi promovido pelo Comando Unificado Greve (Adufal, Sintufal e DCE/UFAL), e organizado pelo Comando Local de greve do Sintufal. Puxados por um trio elétrico, os manifestantes protestaram contra a política do governo na educação.
Munidos de apitos, vovuzelas e palavras de ordem, os federais fizeram o maior baralho. A população acompanhou atentamente. “Vocês tem que exigir desse governo mais verba para a educação, saúde e segurança, além do salário é claro”,disse uma comerciante que não quis se identificar.
A cada discurso proferido, a decepção e indignação com governo petista deixou claro que os servidores não estão dispostos a encerrar a greve nem tão sedo.
A Coordenadora do Sintufal, Risonilda Costa disse em um dos seus discurso que o HUPAA precisa continuar sendo público e não privatizado, como pretende o governo, e que todos precisam se unir para barrar a proposta indecente da implantação da EBSERH nos hospitais universitários.
A concentração dos grevistas foi na Praça Sinimbu, às 13 horas saíram em uma grande passeata até a Praça dos Martírios onde foi realizado um ato político com apresentação de teatro e um grande show com bandas locais.
Em todo país há mais de 300 servidores em greve, se o governo não sentar para atender os pleitos da categoria uma greve geral será inevitável, sabendo disso ogoverno pediu uma trégua de 15 dias para apresentar uma contraproposta à reivindicação grevistas.
As categorias de docentes e técnicos vivem momentos distintos na greve, o governo já apresentou propostas aos professores, contrário dos servidores técnico-administrativos.
Em reunião realizada na terça-feira (24), o governo discutiu com sua equipe sobrereajuste salarial linear para os servidores técnicos. Mas até agora não foi apresentada nenhuma proposta.
“Estamos ultimando nossas contas do Orçamento [da União] para poder apresentar às categorias; se poderemos atender e o que poderemos atender”, disse Miriam Belchior.
Comentários do Roberto Marinho
Festa linda! A marcha foi um sucesso! Vai ficar na história. Os professores, técnicos e estudantes da Ufal e Ifal estão de parabéns pela manifestação. Provamos que temos poder de mobilização, isso só foi um ensaio.
Os grupos de teatro e as bandas que se apresentaram deram um show a parte porque as grandes estrelas fomos todos nós.

Fonte: Ufalsindical 

Nenhum comentário:

Postar um comentário