quinta-feira, 26 de julho de 2012

Proifes, entidade de professores que representa 7 instituições em greve, aprova proposta salarial


Reunido na tarde ontem (25), o conselho deliberative da Proifes (Federação de Sindicatos de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior) aceitou a nova proposta salarial do governo. Prevê reajustes entre 25% e 40%, ao custo anual de R$ 4,2 bilhões.
A Proifes recomendou aos sindicatos filiados que encerrem a greve, prestes a completer 70 dias. “Houve avanço no processo negocial com a aceitação de 15 pontos considerados inaceitáveis na proposta anterior”, disse Eduardo Rolim, presidente da Federação.
São sete as instituições paralisadas que têm víncula com a Proifes. Seis universidades federais: Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, São Carlos e Rio Grande do Sul. Um instituto federal de ensino: Paraná. Os sindicatos devem deliberar até quarta-feira (1) da semana que vem.
Resta saber agora como se posicionarão as outras entidades. A maior delas é Andes (Associação Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior). Em manifestação preliminary, posicionou-se contra. Representa 50 universidades e quatro institutos federais de ensino técnico.
Seja como for, o governo já obteve, no mínimo, a divisão do movimento grevista. Foi só negociar. A pergunta que permanece boiando na atmosfera é a seguinte: por que diabos demorou tanto?
Fonte: Blog do Josias de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário