quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Universidade federal construída ao lado de presídio vai ser transferida para prédios alugados em AL



Sem funcionar desde abril, depois que teve o campus invadido por fugitivos do presídio Desembargador Luiz de Oliveira Souza, a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) em Arapiraca vai transferir as aulas para prédios alugados.
O coordenador do campus, Márcio Aurélius, informou que só precisa do aval da Reitoria para autorizar a transferência. “A estrutura das faculdades Cesama e Unopar e do Colégio Multivisão, será alugada", informou, dizendo que ainda não tem ideia do quanto o aluguel custará aos cofres da universidade, mas que divulgará o valor asim que possível. 
A Ufal de Arapiraca quer alugar 13 salas da Cesama, para cursos de licenciatura; 14 da Unopar, para as aulas de Arquitetura, Administração e Ciências da Computação, e mais 10 do Multivisão, onde vão funcionar os cursos de Agronomia e Zootecnia.
Márcio Aurélius informou, ainda, que não há previsão para o início das aulas, e que só terá um novo calendário depois que a greve das universidade federais for encerrada.
Relembre o caso
Professores e alunos do campus da Ufal Arapiraca decidiram em assembleia, no dia 3 de abril, suspender as atividades. Eles queriam o fechamento do presídio Desembargador Luiz de Oliveira Souza, de onde 15 presos fugiram no dia anterior e invadiram a universidade, provocando tiroteio e pânico.
Em junho, o governador Teotonio Vilela Filho garantiu o reforço da segurança no local e a construção do novo presídio do Agreste, em Craíbas, no prazo de sete meses. Desde então, a universidade e os poderes Executivo e Judiciário ainda não chegaram a um consenso para solucionar o impasse.
Por orientação de representantes do Poder Judiciário envolvidos na discussão, o governo estadual decidiu não desativar o presídio agora.
Fonte: Tudo na Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário