Professores, estudantes e servidores técnicos-administrativos realizaram um ato público de “enfaixamento” do prédio da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no centro de Curitiba, ontem (22) pela manhã. O objetivo do ato é chamar a atenção da sociedade, dos representantes governamentais e dos parlamentares sobre a situação da rede federal de ensino.
Os professores federais estão em greve desde 17 de maio e os técnicos-administrativos desde 11 de junho. As duas categorias reivindicam a melhoria e a valorização das carreiras, melhores condições de trabalho e de infraestrutura nas universidades, além de reposição salarial.
Os docentes querem a reabertura das negociações com o governo. A proposta apresentada pelo Executivo federal foi rejeitada pela ampla maioria da categoria por não corrigir as distorções existentes na carreira e por contempla apenas uma pequena parcela dos professores. Já os técnicos-administrativos estão realizando assembleias de base nesta semana para avaliarem a proposta que foi apresentada recentemente pelo governo federal.
A agenda de atividades do movimento grevista da UTFPR contará com a realização de um seminário hoje, quinta-feira, 23 de agosto, intitulado “Greve das IFEs: contradições da reforma conservadora do Estado Brasileiro”. O seminário irá analisar a contradição entre os discursos do partido que comanda o governo e o modo de tratamento da greve das federais. Participarão como debatedores do evento a professora Milena Martinez (UFPR), a professora Maria Luíza Domingues (UTFPR) e o professor Emílio Gonzalez (UTFPR). O seminário terá como moderador o docente Mário Lopes Amorim (UTFPR).
Fonte: Bem Paraná
Nenhum comentário:
Postar um comentário