segunda-feira, 25 de junho de 2012

Greve nas federais obriga MEC a mudar calendário do Sisu


A greve das instituições federais de ensino obrigou o MEC (Ministério da Educação) a mudar o calendário do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) do meio do ano. O prazo de matrícula foi estendido em sete dias e vai, agora, até 9 de julho.
Em nota, o MEC afirma que a medida é preventiva. "Esta é mais uma precaução do ministério para permitir que todos os estudantes aprovados no Sisu possam fazer sua matrícula sem nenhum problema", diz, no comunicado, o secretário de Educação Superior da Pasta, Amaro Lins. Apesar do motivo ser a greve, o texto não cita o movimento diretamente.
Mais de 50 instituições estão em greve há 36 dias. A adesão dos servidores técnicos, no último dia 11, pressionou ainda mais os prazos do processo. São eles os responsáveis pelas matrículas, que devem ser presenciais.
Mais de 642 mil estudantes se inscreveram para participar do Sisu, que oferece 30 mil vagas em instituições públicas de ensino superior para o segundo semestre de 2012. O prazo foi encerrado na sexta-feira (22) e a lista dos aprovados em primeira chamada será divulgada nesta segunda-feira (25). A concorrência ficou em 21 candidatos por vaga. 
O Sisu é uma ferramenta criada pelo MEC para unificar a oferta de vagas em universidades federais por meio do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que substituiu o vestibular tradicional de algumas instituições. Puderam disputar as vagas desta edição os estudantes que fizeram a prova em 2011. 
No total, o sistema registrou 1.245.437 inscrições, já que cada aluno pode escolher até duas opções de curso, elegendo sua prioridade. A instituição que recebeu o maior número de inscrições é a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro): 152.196. Na lista das mais procuradas pelos candidatos estão também a Universidade Federal do Ceará (108.574 inscrições), a Universidade Federal do Maranhão (103.829), a Universidade Federal do Paraná (80.483) e a Universidade Federal de Ouro Preto (60.136).
Fonte: R7 Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário