sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Universidades federais de SP voltam às aulas após fim da greve


Após quase quatro meses de paralisação, as aulas nas universidades federais de São Paulo voltarão ao normal neste mês de setembro. As aulas no campus de Guarulhos da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) voltaram na segunda-feira (10). Na Universidade Federal do ABC (UFABC), o retorno está previsto para o dia 17.
A greve foi deflagrada no dia 17 de maio em nível nacional. O movimento chegou a atingir 57 das 59 universidades federais do país. Mais de 20 instituições permanecem com as atividades paralisadas.
Na semana passada, o governo assinou acordo com a Federação de Sindicatos de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior (Proifes), mas outras duas entidades docentes, o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino (Andes) e o Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica e Tecnológica (Sinasefe), que iniciaram o movimento de greve, não aceitaram a proposta.
Em nota, o Andes afirma que o acordo “não atende a melhoria da qualidade da educação pública e não valoriza a carreira docente”, duas das principais causas da paralisação.
Reformulação do calendário
De acordo com a Unifesp, as aulas perdidas pelos alunos durante o período da greve deverão ser repostas até o início de 2013. No entanto, o calendário anual da universidade deverá voltar ao normal somente em 2014.

A instituição afirmou que haverá vestibular neste ano para a aceitação de novos alunos em 2013. As datas das provas e do início do próximo ano letivo ainda não foram definidas.
Na UFABC também deverá haver reposição das aulas perdidas no período de greve, mas o calendário ainda não foi definido. O ingresso na universidade depende do desempenho do candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e, por isso, ainda não há previsão de data para as matrículas de 2013.
A greve também foi encerrada na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que fica no interior do estado. Ela teve fim no dia 6 de agosto e as atividades em sala vão recomeçar no próximo dia 24 nos campi de Araras e de São Carlos. Em Sorocaba, as aulas voltarão em 2 de outubro.
Fonte: G1/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário