Trabalhadores e comunidade se reuniram em frente ao ambulatório do Hospital Universitário para defenderem o atendimento gratuito e de qualidade, na manhã desta quarta-feira, dia 5. Hoje o PLC 79, antigo PL 1749 aprovado na Câmara, será votado no Senado.
Promovido pelo Sintufsc, o ato em defesa do HU 100% SUS é uma forma de mostrar para a sociedade os perigos da privatização dos serviços públicos de saúde oferecidos pelo hospital. “Estamos nessa luta há alguns anos. Este é um hospital de referência para os catarinenses, não podemos deixar que abram caminho para a privatização”, explica Celso Ramos Martins, um dos coordenadores do Sintufsc.
Durante o ato, Celso falou dos antigos impostos criados para financiar a saúde pública no país mas que não foram utilizados para este fim. “Havia a CPMF que, diziam, servia para financiar a saúde pública e nada mudou. Hoje querem ressuscitar este tributo com essa mesma desculpa. Não podemos deixar que nos enganem”, disse.
Celso falou também da falta de participação dos trabalhadores e da sociedade nessa luta de defesa dos hospitais. “Precisamos que mais pessoas participem dos atos, das campanhas, das manifestações para que possamos impedir esse retrocesso na saúde pública no Brasil”, completa.
Foram convidados administração da universidade, Apufsc, DCE e sindicatos de base que não compareceram.
Fonte: Sintufsc
Nenhum comentário:
Postar um comentário