segunda-feira, 25 de maio de 2015

Professores da UFPE descartam paralisação no dia 28 de maio

Os professores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) descartaram entrar em greve no próximo dia 28 de maio. A decisão foi votada, por 272 votos contrários e 82 a favor, em assembleia geral da categoria, realizada na manha desta segunda-feira.
Na última assembleia, também realizada no auditório da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pernambuco (Adufepe), a classe decidiu pelo indicativo de greve para esta data. A decisão foi tomada por 39 votos a favor, 23 contra e sete abstenções.
Esta tarde, a proposta de paralisação será votada pelos professores da UFRPE. O encontro começa às 14h30, no Espaço de Cultura e Lazer Arthur Lapa.
Em reuniões realizadas nos dias 25 e 26 de abril em Brasília, o Sindicato Nacional das Instituições de Ensino Superior (Andes) definiu que haveria rodada de assembleias gerais nas seções sindicais, pautando indicativo de greve dos docentes federais. Os encontros contaram com a participação de 37 seções sindicais, incluindo a Adufepe. A conjuntura que levou a essa decisão envolve uma luta antiga dos docentes. Nas recentes tentativas de negociações com o governo federal, já foi protocolada no MEC a pauta de reivindicações do Andes, resultado do 34° Congresso da entidade, mas ainda não houve resposta à pauta.
Os principais pontos da pauta dos professores federais são: a defesa do caráter público de educação e a garantia da função social das IFE em prol da classe trabalhadora; reestruturação da carreira para o magistério federal, condições de trabalho, garantia de autonomia, valorização salarial para ativos e aposentados, e a luta contra a reforma da previdência, com a revogação das medidas provisórias 664 e 665.
Fonte: Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário