segunda-feira, 20 de julho de 2015

Reunião convocada para logo mais com os federais, gera expectativa na categoria

O Ministério do Planejamento enviou entidades sindicais que compõem o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (FUNASEF) ofícios confirmando reunião desta segunda-feira (20) para dar continuidade ao processo de negociações com a categoria.
Há uma grande expectativa por parte dos sindicalistas que esperam que o governo apresente propostas e respostas formais para cada um dos oito itens eleitos como prioritários pelo conjunto dos servidores das Três Esferas. Além de índice de reajuste, entre os itens estão incluídos temas como benefícios, paridade, negociação coletiva, entre outros projetos de interesse da categoria que tramitam no Congresso Nacional.
O percentual de reajuste de 21,3% dividido em 4 anos, único item apresentado formalmente à categoria, foi rejeitado por unanimidade por não repor as perdas que foram acumuladas nos últimos anos. O Planejamento já havia sinalizado que poderia debater outros prazos e discutir outros itens da pauta, no entanto, nenhuma proposta formal foi feita. A expectativa é de que essa nova reunião traga avanços ao processo de diálogo.
Marcha e dia nacional de lutas 
No dia 22, tem um indicativo de greve geral no setor público, o FONASEF se une para promover uma grande marcha dos federais em Brasília. Até o momento, a previsão é de que pelo menos 3 mil servidores participem da atividade com caravanas de todo o Brasil. Em outras cidades também haverá mobilização e atos por avanços nos processos de negociação com o governo. As entidades também estão pedindo audiência com o ministro Miguel Rossetto da Secretaria-Geral da Presidência da República. O objetivo é solicitar a intervenção e auxílio do ministro nos diálogos para garantir atendimento das demandas mais urgentes apresentadas pelos federais.
Muita movimentação nesta semana nesta semana, pois para o governo votar o orçamento está chegando ao seu final.
*Com informações da CONDSEF

Fonte: CONDSEF

Nenhum comentário:

Postar um comentário