sábado, 6 de agosto de 2011

Docentes da UFPR aprovam indicativo de greve

Na quinta-feira, 04 de agosto, cerca de 250 professores da Universidade Federal do Paraná estiveram presentes na Assembleia Geral, realizada no Auditório da Administração, no Centro Politécnico. Por ampla maioria, os docentes aprovaram o indicativo de greve da categoria, entendendo ser este o caminho diante da intransigência do governo federal.
Para o movimento docente o governo tem aplicado políticas que têm ampliado a precarização do trabalho da categoria e tem se negado a negociar uma pauta que valorize a carreira. Com a data limite de 30 de agosto para finalização da proposta Orçamentária de 2012 e a sinalização negativa do governo federal em conceder reajuste salarial, os docentes da UFPR se somam as diversas categorias do serviço público, ampliando o movimento que exige do governo a abertura de negociações efetivas.
Para Astrid Avila, presidente do CRAPUFPR, a deflagração de uma greve é necessária a fim de resistir às imposições do governo que desvaloriza o docente. "Deflagrar essa greve é dizer para esse governo que nós não somos ingênuos, que nós estamos percebendo que quando ele não nos dá reajuste e sinaliza com criação de nova classe no topo da carreira, ele está dizendo para nós que somente em 2024 alguns de nós possam estar ganhando um pouco melhor".
Movimento nacional
O início da discussão de uma possível greve nacional segue deliberação do Conselho Nacional das Associações Docentes (Conad) do Andes-SN. Até o dia 05 de agosto, todas as universidades federais brasileiras deverão realizar assembleias locais discutindo e deliberando a respeito da necessidade de construção de uma greve nacional dos docentes das federais.
O setor das IFES do Andes-SN se reunirá nos dias 06 e 07 de agosto em Brasília para avaliar as deliberações das assembléias locais acerca da necessidade de construção da greve nacional. A partir dessa avaliação se discutirá, nessa reunião, a possibilidade de construção do indicativo nacional de greve.
Indicativo de Greve na UFPR
Os docentes da UFPR sinalizaram o indicativo de greve. Isso significa que os docentes da Universidade Federal do Paraná estão dispostos a começar uma greve.
Esse indicativo permite avaliar a conjuntura para a deliberação por uma greve nacional.
Caso os docentes da maioria das universidades federais apontem esse indicativo, será realizada uma nova rodada de assembleias por todo o Brasil para deflagrarem o início da greve.


Nenhum comentário:

Postar um comentário